A Educação Ambiental parte da premissa educativa, mas com um pressuposto mais amplo do que até então se pensava. Eis que a Educação Ambiental não é apenas uma temática para que dela se retire conteúdos pragmáticos e obrigatórios pela escola.
Podemos dizer que a Educação Ambiental não é padronizada, individualizada, mas um processo social de um contexto mais amplo do que até eu mesma pensava. De acordo com Loureiro (2004, p.12)“a Educação Ambiental não deve ser apenas um instrumento de mudança cultural ou comportamental, mas também como um instrumento de transformação social para se atingir a mudança ambiental.”
Pelo que podemos analisar a Educação Ambiental é um ato educativo que não envolve apenas alunos, professores, mas todos os contextos sociais. Fundamentando-se a partir da dialética para construção de valores reais, onde a problematização parte da realidade, do entorno. Eis que deste modo as mudanças significativas podem acontecer como o nosso autor Loureiro ressalta que a “Educação Ambiental é, antes de tudo, educação.” De acordo com o autor a cidadania desenvolvesse quando os sujeitos intervêm em processos decisórios nos espaços de participação existentes. (LOUREIRO, 2004, p. 16)
Portanto ao realizar a leitura do prefácio do livro de Loureiro reportei-me para minha práxis educativa com relação a Educação Ambiental refletindo sobre o quanto ainda trabalhamos com conteúdos obrigatórios de forma não tão significativa, pois não contemplamos as questões sociais, políticas, econômicas, históricas que fazem com que algo realmente se modifique e educar é transformação de atitudes, de hábitos. Muitas vezes ao abordar esta temática na escola apenas transmitimos conhecimento, informação. E por sinal todos já possuem o conhecimento de que nossa ação prejudica o meio, mas nada parece ser modificado e a consciência permanece no mesmo patamar. Ao ler as falas do autor já mencionado senti-me tocada em tomar um novo rumo uma nova postura com relação a Educação Ambiental.
Referência
LOUREIRO; C. F. B; Fundamentos e trajetórias da Educação Ambiental. Rio de Janeiro: Cortez, 2004.
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