A internet é um meio muito eficaz de pesquisa, de busca de informações, de trocas, de comunicação entre as pessoas. É um excelente instrumento para o aprendizado, mas também pode ser um grande aliado de pessoas com más intenções. Os emails, as salas de bate-papo, onde as pessoas podem entrar e ficar no anonimato são lugares propícios para que ocorram enganos entre pessoas. Alguns entram com nomes falsos, mentem suas idades e lugares onde moram e trabalham, em busca de informações pessoais das pessoas que estão do outro lado e na maioria das vezes coletam essas informações por motivos hediondos.
Por esses motivos faz-se necessário que os professores e os pais fiquem atentos e mantenham as crianças e adolescentes bem informados. É preciso que este tema seja abordado em sala de aula, trabalhado na forma de situações problemas como nos foi mostrado no material de estudo que na internet não há como saber se a pessoa que está do outro lado está ou não falando a verdade. Outro ponto muito importante é que seja bloqueado o acesso a certos sites pelas crianças. Também há um sistema de controle que os pais podem usar no computador, o Windows vista oferece, tenho este suporte no notebook controla o MSN e todas as conversas realizadas. Mas na escola não deixamos as crianças acessar a sites de relacionamento é uma das medidas para manter longe de perigos que podem estar escondidos nestes ambientes.
Na sala de informática também há um controle de entrada, onde os alunos vão para os computadores que são destinados, mas seus nomes ficam registrados em lista de controle, por que se acontecer algum problema com o computador sabe-se quem foi o responsável pelo incidente.
Quanto ao tema dos perigos da internet serem abordados em sala de aula é muito interessante de ser trabalhado inclusive quando realizamos mesas redondas com as crianças sobre qualquer temática eles não tem receios de contar fatos ocorridos e tornam o debate muito proveitoso. Outro alerta e quanto aos emails nunca deve-se enviar informações pessoais, número de documentos ou fotos para pessoas desconhecidas, mesmo que estejam dando cursos gratuitos, ou ofertas mirabolantes é muito importante seguir os cuidados dos filtros que todo email possui se a mensagem dizer que não é segura não abra os arquivos. O uso de SPAM também é outro problema da internet. Este é um lixo virtual que muitas pessoas recebem sem ao menos ter pedido ou conhecer quem enviou. Isso deve ser trabalhado com os alunos que navegam na internet e muitas vezes não tem consciência do mal que estão fazendo quando reenviam um spam.
As páginas da internet também não deverão conter informações pessoais, inclusive dos professores e de seus alunos. Assim como podem ser acessadas por pessoas sem maldade, poderão ser visualizadas por outros predadores da internet.
O computador também deverá ter um bom anti-vírus para garantir a sua segurança e abrir alguns tipos de arquivos podem ser fatal para seu aparelho como por exemplo: os arquivos do tipo executável, EXE, COM ou VBS, portanto é bom manter os alunos informados sobre estes invasores que depois que lhes é dada a permissão de acesso ao computador fazem o que quiser dentro dele. O interessante é seguir as dicas apresentadas no material de estudo conectando que são:
Como você se protege de vírus, worms e cavalos de tróia? É na verdade muito simples. Apenas siga as seguintes regras: Invista em um programa antivírus, como o Norton ou McAfee.
Nunca faça download de um programa de software da Internet, ao menos que ele seja de uma fonte conhecida e respeitada.
Certifique-se de que a Proteção contra Vírus Macro está habilitada em todos os seus aplicativos Microsoft.
Nunca abra um anexo de uma mensagem de email ao menos que você saiba quem enviou e o que foi enviado.
Nunca abra arquivos executáveis (com as extensões EXE, VBS, ou COM) que chegam por email.
Outro fato preponderante na internet é o da busca correta para que se evite o acesso a conteúdos inadequados
Uma medida que pode ser utilizada para manter certos tipos de conteúdo fora de seus limites é usar um software de filtragem. Esses softwares restringem o tipo e o número de páginas que podem ser vistas por certos usuários, como crianças, por exemplo. Eles funcionam de umas dessas três maneiras: Rastreando o documento da web requisitado e procurando por termos ou palavras inaceitáveis.
Bloqueando um grupo de páginas inaceitáveis.
Possuindo uma lista de páginas aceitáveis para crianças.
Produzir anotações das atividades realizadas no computador.
Impedir que sejam enviadas informações pessoais por email.
Bloquear salas de pate-papo e fóruns e outros softwares indesejáveis.
Ensinar como fazer uma pesquisa avançada também é um meio evitar os alunos a entrarem em sites não necessários além aprimorar o trabalho de pesquisa. Por exemplo, usando a frase pesquisada entre aspas, acrescentando AND ou + para buscar mais palavras além das pesquisadas, ou quando deseja retirar um termo do contexto a ser pesquisado usando NOT ou -, entre outros métodos que podem ajudar e muito na pesquisa que ainda são desconhecidos dos alunos.
|
|
|